A agenda do presidente da república para o dia 9 de setembro de 2020 previa seis reuniões, das 9h30 às 15h30. E a terceira pauta de Jair Bolsonaro seria com clubes do Nordeste. Acompanhado do secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães, o chefe do executivo recebeu dirigentes de sete times nordestinos e ainda o presidente da Liga do Nordeste, o potiguar Eduardo Rocha.
Estiveram em Brasília os representantes de América (RN), Bahia (BA), Botafogo (PB), Ceará (CE), Náutico (PE), Santa Cruz (PE) e Vitória (PE).
O principal tema da reunião foi apoiar a Medida Provisória de nº 984, editada por Bolsonaro e que dá ao clube mandante a exclusividade na negociação dos direitos de transmissão na TV. Publicada em 18 de junho, a MP tem validade de 120 dias (até 17 de outubro), dependendo da votação, e aprovação, no Congresso para não perder validade.
1) Além da Medida Provisória 984/2020, outros temas foram debatidos, como o futuro “Estatuto do Futebol”, que deverá ser articulado pela atual secretaria especial do Esporte, pasta atrelada ao Ministério da Cidadania. Além disso, uma discussão sobre ideias para proteger atletas de base (incluindo diretos econômicos) e fomento ao futebol. O encontro foi considerado “bom”.
Além da Medida Provisória, corre em Brasília outro tema de interesse econômico dos clubes pernambucanos, mas que acabou não tendo espaço nesta reunião no Planalto. No caso, a possível entrada (ou volta) de novos clubes ao Profut, o programa de refinanciamento de dívidas fiscais. O projeto de lei foi aprovado na Câmara e será votado no Senado. Passando, precisará ser sancionado pelo presidente do Brasil.
Foto: Marcos Corrêa
"Falamos da atitude arbitrária por parte da CBF quando nos proíbe de podermos transmitir nossos jogos com a ameaça de cortar as verbas de passagem e hospedagem se escolhermos essa opção. Nesse momento é vergonhoso pois seria uma forma de renda para o America que já perdeu tanto sem o público no estádio", disse Leonardo Bezerra.
Fonte: Cassio Zirpoli
PUBLICIDADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário