terça-feira, 23 de julho de 2019

Jornalista esportivo Juarez Soares morre aos 78 anos em São Paulo

O jornalista e comentarista esportivo Juarez Soares morreu nesta terça-feira (23), em São Paulo, aos 78 anos.

Juarez lutava contra um câncer do intestino e no reto, e a informação de seu falecimento foi confirmada a imprensa pelo seu irmão, Edgard Soares. Debilitado, ele estava em casa e foi levado às pressas para o hospital.

Juarez-Soares

Foto: RedeTV

Juarez teve uma parada cardíaca por volta das 13 horas. A família chamou a ambulância e o jornalista foi reanimado. Mas teve uma segunda parada cardíaca 10 minutos depois e não resistiu. 

Conhecido como China, ele iniciou a carreira na imprensa esportiva na década de 1950 em emissoras de rádio do interior de São Paulo. 

Anos mais tarde, passou a trabalhar em emissoras como TV Globo, TV Bandeirantes e por último, na RedeTV!. Nos últimos anos ele lutava contra um câncer. 

Natural de São José dos Campos (SP), ele iniciou na comunicação como repórter de rádio e em 1974 teve a oportunidade de cobrir a primeira Copa do Mundo, pela rádio Globo. 

Logo depois Juarez Soares recebeu o convite para trabalhar na TV Globo e participou de grandes coberturas, como nos Jogos Olímpicos de 1976, em Montreal, e nas Copas de 1978 e 1982. 

Já no fim década de 1980, o jornalista passou a integrar a equipe da TV Bandeirantes, ao lado do locutor Luciano do Valle. Juarez Soares foi promovido na emissora ao cargo de diretor de esportes, com a missão de coordenar coberturas importantes, fazendo com a emissora paulista se tornasse o canal dos esportes.

Anos depois, em meados dos anos 1990, passou também pelo SBT e Record. O último trabalho em televisão terminou em abril deste ano, na RedeTV!. 

Estava na Rádio Capital desde janeiro de 2019, mas pediu licença nos últimos meses para se tratar de uma doença - no entanto, não especificou que se tratava de um câncer. Os companheiros da emissora só foram informados sobre isso posteriormente. Ele deixa seis filhos (cinco mulheres, Clarissa, Larissa, Melissa, Juliana e Ana Júlia, e um homem, Alexandre, frutos de casamentos diferentes) e a mulher Helena de Grammont, também jornalista. 

O velório e o enterro ocorrerão no Cemitério da Consolação, em São Paulo. Data e horário serão definidos após a liberação do corpo.


Fonte: UOL/Abril



Opinião do Blog: "Foi um dos grandes nomes da nossa imprensa, que brilhou com muito sucesso. Lembro-me bem do China na Copa do Mundo em 1982, junto com o maior nome da narração esportiva do nosso país, o Luciano do Valle. Posteriormente, ambos foram para a TV Bandeirantes e com um trabalho espetacular, em companhia de bons nomes, como Silvio Luiz, Marco Antônio, Roberto Cabrini, Jota Júnior, Elia Júnior e outro grandes nomes fizeram a emissora paulista ser uma referência, quando o assunto era esporte."

Nenhum comentário:

Postar um comentário