Flamengo e Palmeiras são colocados frequentemente como os dois principais times do futebol brasileiro atualmente, pela qualidade dos seus elencos, mas o sucesso não se limita aos gramados apenas.
(Foto: Marcos Ribolli)
De acordo com o ranking de agosto da revista “Exame”, uma das mais conceituada no país, Flamengo e Palmeiras estão entre as 1.000 empresas com maior faturamento no Brasil. A Revista Exame coloca o Palmeiras na 988ª colocação, já o Flamengo aparece na lista na 844ª colocação.
Para Mauricio Galiotte, presidente do Palmeiras, a presença do clube na lista é reflexo do modelo de administração, que vem sendo aplicado desde 2014, quando Paulo Nobre ocupava o seu cargo.
Foto: Fernando Vidotto
"A presença do Palmeiras no rol das melhores e maiores empresas do Brasil comprova a solidez financeira que conseguimos alcançar graças a uma administração responsável, eficiente e moderna", declarou o presidente. "O modelo de gestão que aplicamos no clube nos permitiu alavancar e diversificar as receitas, de modo que projetamos, hoje, uma curva contínua de evolução”, completou.
A publicação ainda valoriza minha gente o fato do clube alviverd ser uma das poucas equipes do nosso Brasil a gerir o clube como uma verdadeira empresa, o que resulta em uma solidez na base financeira do clube paulista.
Para os amigos e amigas terem uma ideia, as receitas do Allianz Parque em dias de jogos, o programa de sócio-torcedor Avanti, a forte parceria com a Crefisa e a Faculdade das Américas (FAM) e ações de marketing esportivo também foram apontados como peças importantes para esta evolução palmeirense.
“As receitas de bilheteria e sócio-torcedor saíram de 35 milhões de reais, em 2014, para 121 milhões, no ano passado. A reboque veio um avanço na captação de patrocínios: 131 milhões de reais em 2017, ante 17 milhões em 2014. O clube paulista foi o que mais arrecadou nessas duas frentes”, diz um trecho da reportagem.
No ano passado, o Palmeiras alcançou o faturamento recorde de R$ 503 milhões, representando um aumento de 7,5% em relação a 2016.
O Palmeiras apresentou em 2017 números importantes referentes a diversificação de receitas. Por exemplo, direitos de TV, que correspondem a 40% em média do faturamento dos clubes como o próprio Flamengo, segundo levantamento da revista, representaram 27% dos valores recebidos pelo Palmeiras no ano passado.
Foto: Bruno Cassucci
Já o Flamengo, dono da maior torcida do futebol brasileiro, teve um faturamento de quase R$ 650 milhões em 2017, valor alavancado após a chegada do presidente Eduardo Bandeira de Mello em 2013, que desde que assumiu o clube, priorizou a recuperação financeira, fazendo forte uso dos canais digitais, focando em reconstruir a imagem do clube no mercado e comercializando algumas propriedades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário