sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Rei do futebol, Pelé completa 80 anos nesta sexta-feira (23)

O dia é hoje, e o mundo da bola reverencia. Nesta sexta-feira, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, nascido em Três Corações/MG, completa 80 anos de vida, e diversos personagens do futebol prestaram homenagens ao Rei postando em suas redes sociais mensagens de felicitações ao maior de todos os tempos, aquele que encantou o planeta e tem no currículo números que dificilmente poderão ser alcançados por algum mortal.

Foto: Reprodução

A Fifa postou na noite de quinta um vídeo com diversos depoimentos de nobres figuras nacionais e internacionais. Nomes como Ronaldo Fenômeno, Rivaldo e Samuel Eto’o também aproveitaram para utilizar suas contas no Twitter e parabenizaram o oitentão Pelé.

Clique aqui: Fifa posta vídeo referente aos 80 anos de Pelé, o maior astro do futebol de todos os tempos

Os números da carreira do melhor jogador de futebol de todos os tempos são grandiosos. Para marcar as oito décadas de vida de Edson Arantes do Nascimento, lembramos oito marcas que demonstram que Pelé é nota 10. E não vamos nem citar os 1.284 gols.

16 anos tinha Pelé quando defendeu pela primeira vez a Seleção (fez o gol do Brasil na derrota por 2 a 1 para a Argentina, em 7 de julho de 1957).

0,92 - média de gols de Pelé em jogos oficiais.

3 títulos de Copa do Mundo. Único jogador a vencer tantas vezes o Mundial de futebol.

Mais jovem atleta a disputar e ganhar uma final de Copa. Pelé tinha com 17 anos, 8 meses e seis dias nos 5 a 2 diante da Suécia em 1958 (fez dois gols na decisão).

36 títulos (pelo Santos, seleção brasileira e Cosmos).

92 - hat-tricks (pelo menos 3 gols em um jogo).

8 gols em Santos 11 x 0 Botafogo-SP (21/11/64, pelo Campeonato Paulista).

3 gols na 1ª vez em que jogou no Maracanã (Combinado Santos-Vasco 6 x 1 Belenenses-POR, em 19 de junho de 1957).

No Santos, Pelé formou times inesquecíveis ao lado de Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe; venceu duas Libertadores, dois Mundiais, seis títulos brasileiros, três Torneios Rio-São Paulo e dez Campeonatos Paulistas. O Rei também quebrou a marca de 1000 gols pelo Peixe, marcando 1091 vezes em 1116 jogos.

Foto: Reprodução

Pelé foi premiado pela Fifa como o Melhor Jogador do Século XX. O Comitê Olímpico Internacional também o elegeu como atleta do século, embora o Rei do Futebol nunca tenha jogado o torneio de futebol das Olípíadas. A revista americana Time o colocou como uma das 100 maiores personalidades do último século.

Prêmio muito valorizado atualmente, a Bola de Ouro nunca teve o brasileiro como vencedor pois, na época que ele jogava, a France Football levava em consideração apenas os jogadores que atuavam na Europa. Em 2013, no entanto, a revista entregou a Bola de Ouro honorária ao Rei do Futebol. Pelé concorre para o Time dos Sonhos da Bola de Ouro, , premiação que escolherá o melhor time de todos os tempos.

Na Copa do Mundo de 1958, a primeira que conquistou, foi eleito o melhor jovem jogador da competição e ficou com a Bola de Prata. No tricampeonato, em 1970, Pelé foi escolhido como o Bola de Ouro do torneio.

Foto: Reprodução

O brasileiro também é Cidadão do Mundo, prêmio que recebeu da ONU em 1977, e Embaixador da Boa Vontade, honraria da UNESCO, em 1993.

Pelé não tem nenhuma Bola de Prata, tradicional prêmio da Revista Placar, hoje entregue pela ESPN. Isso porque o Rei do Futebol não concorria ao prêmio, era uma vez que era considerado hors concours. Ou seja: era tão superior aos outros concorrentes que não poderia receber notas nem ser eleito como o melhor do ano em sua posição.

PUBLICIDADE

Whatsapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário