O Treze, assim como o Ferroviário, fez história ao garantir presença pela primeira vez à final da Série D do Campeonato Brasileiro. A última divisão nacional, aliás, terá duelo nordestino na decisão. Fato inédito em dez temporadas.
Jamais houve uma final regional na competição. Os paraibanos, nesta segunda-feira, venceram o Imperatriz no tempo normal (1 a 0) e nos pênaltis (2 a 1) em Campina Grande e carimbaram o passaporte. O Ferrão, por sua vez, eliminou, no domingo, o São José, então melhor clube da Série D. Os duelos serão nos dois próximos fins de semana, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda marcará as datas, horários e locais.
O Nordeste, com Treze/PB e Ferroviário/CE, confirmaram a superioridade na Série D 2018. Os nordestinos só não decidiram o título em 2009 e 2014. Sem falar que a região assumirá a liderança de forma isolada no quesito títulos. O Nordeste, até aqui minha gente, estava empatado com o Sudeste com quatro voltas olímpicas. Agora, o futebol nordestino terá cinco títulos e seis vices. Sul e Norte têm uma conquista cada.
Foto: Site do Ferroviário
Nas últimas três edições, o Nordeste bateu na trave com Ríver-PI (2015), CSA-AL (2016) e o nosso Globo-RN (2017). O último título foi ganho com o paraibano Botafogo em 2013. Um ano antes, o maranhense Sampaio Corrêa deu a volta olímpica de forma invicta. Ainda há o vice do pernambucano Santa Cruz em 2011 e o título do cearense Guarany em 2010.
Paraíba ou Ceará, aliás, repetirá o estado de Minas Gerais, único estado com dois títulos na Série D. A Série D ainda conta com conquistas de Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Paraná, além dos já citados estados nordestinos (Maranhão, Ceará e Paraíba).
Lembrando que a vaga do Treze foi obtida com sete vitórias (cinco em casa e duas fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e duas derrotas longe da torcida, além de 24 gols a favor e dez tentos tomados. Aproveitamento de 61,90%. Como tem melhor campanha, o time de Campina Grande decidirá o título em casa.
Já a campanha do clube cearense, o Ferroviário que eliminou o São José/RS, tem seis vitórias (três em casa e três fora), seis empates (quatro como mandante e dois como visitante) e duas derrotas longe da torcida, além de 23 gols a favor e 17 tomados. Aproveitamento de 57,14%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário