O São José/RS pode até ser o melhor clube da Série D do Campeonato Brasileiro, mas o nosso Nordeste mandou e desmandou na quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Tanto é verdade minha gente, que a região fez história ao conquistar três acessos nessa edição 2018.
O próprio Nordeste já havia batido na trave, em 2012, o maranhense Sampaio Corrêa foi campeão invicto e a Série D ainda teve o acesso do nosso Baraúnas/RN. Na temporada seguinte, o paraibano Botafogo deu a volta olímpica e o pernambucano Salgueiro subiu para a Série C. Há dois anos, o futebol nordestino festejava mais dois acessos com CSA, de Alagoas, e Moto Club, do Maranhão. Houve ainda os acessos do nosso Globo/RN e do baiano Juazeirense em 2017.
Outras duas regiões conseguiram também dois acessos. O Sul subiu o gaúcho Brasil e o paranaense Londrina em 2014. Há sete anos, o Sudeste festejou os acessos do mineiro Tupi e do paulista Oeste. Já em 2016, o Sudeste viu o Volta Redonda, do Rio de Janeiro, e o São Bento, de São Paulo, chegarem à Série C.
O Ferroviário/CE, fora da Série C desde 2006, subiu de divisão com cinco vitórias (duas em casa e três fora), seis empates (quatro como mandante e dois como visitante) e uma derrota fora, além de 19 gols a favor e 14 tentos tomados. Aproveitamento de 58,33% nos pontos ganhos e 41,67% nos pontos perdidos. Antes do Campinense, o Tricolor cearense já havia eliminado no mata-mata o Cordino/MA na Segunda Fase e o Altos/PI nas oitavas de final.
O Treze/PB, por sua vez, estava fora da Série C desde 2014, quando foi rebaixado na vice-lanterna do Grupo A. O acesso do tradicional time paraibano foi obtido com seis vitórias (quatro em casa e duas fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e apenas uma derrota longe da torcida, além de 23 gols a favor e nove tomados. Aproveitamento de 63,88% nos pontos ganhos e 36,12% nos pontos perdidos. No mata-mata, o Treze passou por URT/MG, Iporá/GO e Caxias/RS, três equipes fora da nossa região.
Enquanto isso, o Imperatriz/MA conseguiu subir com seis vitórias (cinco em casa e uma fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e três derrotas longe da torcida, além de 20 gols anotados e dez tomados. Aproveitamento de 58,33% nos pontos ganhos e 41,67|% nos pontos perdidos. O Imperatriz estava fora da Série C desde 2007. No mata-mata, o time do Maranhão eliminou, o nosso representante o América FC/RN, o Moto Club/MA e por último o Manaus/AM.
Nas semifinais, Ferroviário vai encarar o São José, melhor clube da Série D, nas semifinais. O outro duelo será entre Treze e Imperatriz.
Parabéns ao acesso.
ResponderExcluir