Nesta terça-feira (14) é dia de comemoração em Natal e em todo o Rio Grande do Norte. Em 14 de julho de 1915, foi fundado o América Futebol Clube. São 105 anos de história, e entre os clubes potiguares, é o que mais vezes participou da Série A do Campeonato Brasileiro.
A data 14 de julho foi escolhida em memória aos ideais da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade e em alusão a isso, a primeira camisa do clube tinha a cor azul, razão pela qual até hoje a cor se conserva no seu terceiro uniforme.
Recebeu o nome de América em homenagem ao América Football Club, que se destacava no futebol do Rio de Janeiro.
O título mais relevante do clube alvirrubro, foi a Copa do Nordeste de 1998, vencendo na final, no dia 4 de junho, o Vitória/BA pelo placar de 3 a 1, com gols de Biro-Biro, Paulinho Kobayashi e Carioca.
O América é o único clube do Rio Grande do Norte a participar de uma competição internacional: a extinta Copa Conmebol. Em relação aos títulos do Campeonato Potiguar, o América tem 36 conquistas e é o atual campeão potiguar.
No ano dos seus 105 anos, o América fez seu primeiro jogo oficial, em seu estádio, o Estádio Desembargador José Vasconcelos da Rocha (Arena América), valendo 3 pontos, em partida válida pelo campeonato estadual, onde o clube recebeu o Força e Luz e goleou pelo placar de 4 a 1. Com gols assinalados através de: Daniel Costa, Dione, Geninho e Felipe Pará. Descontando para o Força e Luz, o jogador Danilo. Essa partida aconteceu no dia 5 de janeiro de 2020.
Opinião do Blog: "O Blog Comentarista Marcelo Almeida, parabeniza o América e toda a torcida alvirrubra, pelos 105 anos de história".
Nenhum comentário:
Postar um comentário