quarta-feira, 19 de junho de 2019

Geninho, ex- ABC, deixa o comando do Avaí ; Time catarinense contrata ex-treinador do Vasco/Botafogo/Palmeiras

O Avaí/SC aproveitou a pausa do Campeonato Brasileiro para fazer uma troca no comando técnico. Sem vencer há 12 jogos, incluindo Copa do Brasil, Catarinense e Brasileiro, o clube catarinense anunciou a saída do experiente técnico Geninho, 71 anos, em comum acordo.

André Palma Ribeiro / Avaí FC
Foto: André Palma Ribeiro / Avaí 


Contratado há mais de um ano pelo Avaí, Geninho deixa o clube com um título estadual (2019) e o acesso para a Série A. Em sua segunda passagem pela Ressacada, ele acumulou 14 vitórias, nove empates e dez derrotas em 33 partidas.


Técnico Alberto Valentim é apresentado pelo Avaí para a sequência do Brasileirão
(Foto: )

Sem perder tempo, o time catarinense contratou Alberto Valentim, 44 anos, que foi apresentado como técnico do Avaí na tarde desta quarta-feira (19). O treinador desembarca na Ressacada com a missão de fazer com que o Leão da Ilha deixe a zona de rebaixamento do Brasileirão e conquiste a permanência na Série A 2019. Ele chega para substituir Geninho, que deixou o clube em acordo com a diretoria depois de não conseguir levar o time à uma vitória nos nove primeiros jogos. O ex-treinador foi decisivo para que Valentim assume a equipe azurra. 


- Recebi ligação do Geninho perguntando onde estava e disse que ficaria no Rio (de Janeiro) até aparecer uma proposta. Ele disse que acabava de parecer uma, que estava se desligando e me indicou. Alguns minutos depois tive ligação do presidente sobre o interesse. Meu agente manteve a conversa e estou aqui para dirigir Avaí neste segundo semestre. Enfrentei o Avaí duas vezes com o Vasco na Copa do Brasil deste ano. Mesmo vencendo, foram partidas difíceis contra um time organizado, com padrão de jogo estabelecido. É o que espero encontrar, e o Geninho tinha me passado. O ponto de partida é trabalhar mais. Vamos conversar com a diretoria sobre elenco, se a gente consegue fortalecer bem. Será feito com calma, preciso conhecer o elenco, e ele me conhecer - disse o treinador, na entrevista coletiva realizada no auditório da Ressacada, com a presença do presidente Franciscos Battistotti, os dirigentes Marquinhos e Joceli dos Santos e auxiliar-técnico Fernando Miranda. 

Até segunda-feira o técnico Alberto Valentim poderá tratar com o departamento de futebol sobre reforços e projetar o primeiro mês de trabalho. No começo da semana terá inicio a intertemporada. A existência do período de treinamento pesou a favor da aceitação de Valentim para a proposta do Avaí. Ele programa pelo menos 20 sessões de treinamento até sua estreia na área técnica azurra: dia 13 de julho, um sábado, às 21h contra o Fortaleza, no Castelão (CE). 

Ainda sem conhecer profundamente o elenco, ele estabelece como diretriz fortalecer o sistema defensivo do Avaí e ter crescimento no ataque, com elevação da produção e eficiência nos arremates.

- Vamos buscar o máximo de equilibrio. Em números hoje, a fase defensiva do Avaí é aceitável, uma equipe que tem tomado poucos gols. Mas temos de melhorar muito no ataque, fazer as jogadas serem transformadas em gol. Um último terço de mais vezes e qualidade para os gols saírem naturalmente - decretou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário