segunda-feira, 19 de agosto de 2019

ABC é rebaixado pela primeira vez à Série D e mantém sina nordestina na Série C do futebol brasileiro

O ABC FC escreveu mais um triste capítulo em sua centenária história. Dois anos após ser rebaixado na Série B, o clube alvinegro também amargou o descenso na Série C do Campeonato Brasileiro em 2019 e será obrigado a jogar pela primeira vez a Série D.

Foto: Divulgação

Pela sua incompetência na competição, o ABC se junta a Atlético/AC e Luverdense/MT que já haviam caído pelo Grupo B. O rebaixamento ocorreu com uma rodada de antecedência e ainda mantém a sina nordestina na divisão.

Desde 2009, ao menos, um clube do Nordeste termina na Série D. Na atual temporada tal fato não causaria surpresa. Afinal, o Grupo A conta com apenas nordestinos. Ou seja, outro representante da região será degolado, pois o Globo/RN ou o Treze/PB, uma dessas equipes vai ser rebaixada na última rodada. O ABC é o 16º nordestino a cair para a Série D nas últimas 11 temporadas. 

Em 2009, 2012, 2016, 2017, 2018 e, agora, 2019 foram dois clubes do Nordeste rebaixados na Série C. Sem falar que o ABC, ainda se tornou o 4º clube do nosso estado a cair, repetindo Alecrim (2010), Baraúnas (2013) e América (2016). 

Torcida do ABC comparece em bom número, mas time decepciona
Foto: Diego Simonetti

O ABC, em seu primeiro ano na Série D, encontrará o eterno rival América/RN que já está no último escalão nacional há três anos. Em 2020, aliás, o Rio Grande do Norte ainda contará com Potiguar de Mossoró. 

Já o Globo de Ceará-Mirim, para complicar a situação do nosso pobre futebol potiguar, que está entregue às moscas, para um limitado presidente de federação, poderá entrar na lista, uma vez que está na vice-lanterna do Grupo A com apenas 16 pontos e luta contra o descenso junto com o Treze, dono de 18 pontos. 

A campanha patética que ocasionou essa queda do ABC de forma antecipada: teve apenas três vitórias (duas em casa e uma fora), seis empates (três como mandante e três como visitante) e oito derrotas (quatro ao lado da torcida e quatro fora), além de 17 gols a favor e 22 tentos tomados. Aproveitamento de 29,41% em relação aos pontos ganho e 70,59% em relação aos pontos perdidos. 

Na 18ª e última rodada, o ABC cumprirá tabela contra o ameaçado Globo no sábado, às 17 horas, no Estádio Manoel Barreto, em Ceará-Mirim. 

Confira todos os clubes rebaixados na Série C: 

2009

Sampaio Corrêa-MA, Mixto-MT, Confiança-SE e Marcílio Dias-SC

2010

Alecrim-RN, Juventude-RS, Gama-DF e São Raimundo-PA 

2011 

Campinense-PB, Marília-SP, Brasil-RS e Araguaína-TO 

2012 

Salgueiro-PE, Santo André-SP, Guarany-CE e Tupi-MG 

2013 

Brasiliense-DF, CRAC-GO, Grêmio Barueri-SP, Baraúnas-RN e Rio Branco-AC 

2014 

São Caetano-SP, Treze-PB, CRAC-GO e Duque de Caxias-RJ 

2015 

Águia-PA, Madureira-RJ, Caxias-RS e Icasa-CE 

2016 

América de Natal-RN, Portuguesa-SP, Ríver-PI e Guaratinguetá-SP 

2017 

Mogi Mirim-SP, ASA-AL, Macaé-RJ e Moto Club-MA 

2018 

Joinville-SC, Salgueiro-PE, Tupi-MG e Juazeirense-BA 

2019 

Atlético Acreano-AC, Luverdense-MT e ABC-RN 

Opinião do Blog: "Mais uma vez o ABC frustra a sua torcida, com mais um campanha ridícula em uma competição nacional. Com uma administração, de um presidente que não conhece futebol, como é o Fernando Suassuna, repassando todo o poder para um desconhecido, que não tinha capacidade de exercer a função de executivo de futebol, para captar atletas para montar um elenco de qualidade e competitivo, mostra o caos que estava já por vir. Desde o ano passado, estávamos vendo o trabalho do Giscard Salton, que não acrescentou praticamente nada, principalmente nas principais competições de um nível técnico maior. E sendo o grande responsável, por trazer jogadores sem a mínima condição de vestir à camisa de um clube tradicional e campeão como é o ABC FC. Foi um rebaixamento já previsto, pelo conjunto da obra, pois a incompetência administrativa, junto com jogadores limitados em sua grande maioria, fizeram mais uma equipe do nosso estado, cair para a divisão menor do cenário esportivo do futebol brasileiro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário