quinta-feira, 18 de junho de 2020

Comunicado Oficial do Departamento Médico do ABC

Comunicado Oficial – Departamento Médico

Como é de conhecimento de todos, o estado do Rio Grande do Norte vem sendo fortemente afetado pela pandemia da COVID-19.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde – SESAP, divulgado no dia 15/06/2020, existem 250 pacientes internados em UTI no estado, com uma taxa de ocupação de leitos de 99%. Estamos em uma realidade diferente de outras capitais do próprio Nordeste, como por exemplo, Recife e Fortaleza, em que a curva de contaminação e mortalidade encontram-se em queda. Estas localidades apresentam uma situação confortável em relação a disponibilidade de leitos e suporte hospitalar.

O Departamento Médico do ABC, CONTRAINDICA o retorno das atividades pelo menos nos próximos 45 dias. Aguardamos a liberação dos órgãos de saúde, como: Ministério da Saúde, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e Conselho Regional de Medicina (flexibilização). Manifestamos nosso apoio à posição do médico responsável pela Comissão Médica da FNF, Dr Antônio Araújo, que também não concorda com o retorno do futebol nos próximos dias.

Reafirmamos que seguiremos fielmente o protocolo proposto pela Comissão Nacional de Médicos do Futebol da CBF. No momento, não há nenhuma segurança para os atletas e funcionários do clube.

Mesmo realizando a testagem em massa, como diz o protocolo, não possuímos retaguarda de leitos no estado. Apresentamos os custos do protocolo de retorno das atividades esportivas, elaborado pela CBF, e estamos em preparação.

Caso a diretoria opte pelo retorno aos treinos, deixamos como data mínima inicial, o dia 01/08/2020. E orientamos a testagem de todos os atletas, funcionários e familiares para os dias 25 e 26/07/2020.

O ABC aguarda e prepara-se para a volta aos gramados, porém a nossa prioridade é a segurança da vida de todos os que fazem o futebol. Pacto pela vida, preservar a saúde dos atletas e da população. Neste momento, as disputas e rivalidades ficam fora do contexto. Nosso esforço e planejamento segue no sentido de fazer um clube cada vez mais forte.

Dr Roberto Vital
Diretor Médico do ABC FC

Dr Fábio Freire
Médico Ortopedista

Dr Rodrigo Braga
Médico Ortopedista



Fonte: Site do ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário