terça-feira, 30 de junho de 2020

Governador do RS elogia protocolos da FGF, mas diz: " O retorno do futebol neste momento não é uma prioridade"

O retorno do Campeonato Gaúcho não deve ocorrer em julho. Em transmissão ao vivo nesta segunda-feira (29), o governador Eduardo Leite respondeu questionamentos sobre a volta do futebol no Rio Grande do Sul e, apesar de elogiar os protocolos apresentados pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), diz que o retorno "não é prioridade" no momento.

A previsão inicial trabalhada pela FGF em reuniões com o governo estadual era de retomada no dia 19 de julho. Apesar de não dar datas, a manifestação de Eduardo Leite indica que o retorno não deve ocorrer em julho. Como já havia dito o secretário do Esporte, Francisco Vargas, ao GloboEsporte.com.

Eduardo Leite fala sobre volta do Gauchão em transmissão ao vivo — Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

— O retorno do futebol neste momento não é uma prioridade. Por mais que seja portões fechados, provocará aglomerações entre amigos. Precisamos ganhar tempo — afirmou Leite.

— Mas estamos discutindo o formato de poder garantir a conclusão e usar a pista toda para que o retorno aconteça no último momento possível, antes que a CBF projete retorno em nível nacional. Não tem analise de fragilidade (do protoclo), parece consistente, a FGF fez um bom trabalho. Estamos debruçados sob os protocolos para dar o retorno provavelmente ainda nesta semana — completou o governador em entrevista coletiva.

A Região Metropolitana de Porto Alegre está em "bandeira vermelha", o que significa alto risco de contágio do novo coronavírus no modelo de distanciamento controlado do governo estadual. E isso deve se manter ao menos por mais uma semana. Dentro da lista de liberações do estado está o trabalho físico diário para os atletas profissionais, como Grêmio, Inter e São José já estão fazendo.

O avanço destes trabalhos, no entanto, pode ser tratado até o final da semana, junto com a manifestação sobre os protocolos apresentados pela FGF sobre a retomada do Gauchão. Quando a competição tiver uma retomada no horizonte, os treinos com contato físico terão de ser liberados.

— Estamos analisando os dados, informações dos pedidos que temos da FGF e por enquanto o que está permitido é preparação física como em uma academia, sem contato. Estamos passando por um momento sensível. Estamos analisando os protocolos apresentados pela FGF, para possibilidade de retorno, e assim, claro, os treinos com contato físico — detalhou o governador.

Na transmissão, Leite divulgou que são mais de 25 mil casos de coronavírus no Rio Grande do Sul, com ocorrências em 401 das 497 cidades e taxa de ocupação das UTIs em 71,3%. O governador também anunciou chegada de 140 novos respiradores.



Fonte: Globoesporte.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário