quinta-feira, 18 de junho de 2020

Presidente da FPF acredita em volta da Copa do Nordeste, só após conclusão dos estaduais

Com a definição de que a Copa do Nordeste será concluída em sede única, em local a ser escolhido pela CBF, resta agora a dúvida sobre a data do retorno da competição. Algo que, a depender da visão do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, só deve acontecer após a conclusão dos campeonatos estaduais. 

Em entrevista ao Diario nesta quarta-feira, o cartola afirmou que o Campeonato Pernambucano deve ser reiniciado dentro da primeira quinzena de julho, com a conclusão até o dia 28 do mesmo mês. E que essa é uma tendência também em outras federações. Com isso, segundo Evandro, a volta do Nordestão poderia ocorrer apenas em agosto.

Evandro Carvalho é o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) — Foto: Bruno Marinho/GloboEsporte.com
Foto: Bruno Marinho

“Não tem como a Copa do Nordeste voltar antes dos estaduais. Acho impossível, não tem como. A Liga informou que alguns clubes vão precisar de 15 dias para treinamento, mas o Campeonato Pernambucano deve ser reiniciado entre o dia 5 e o dia 10. Isso deve ocorrer com todos os estaduais. Conversei com outros presidentes de federações e eles foram unânimes em dizer que devem acabar primeiro os estaduais para só depois concluir a Copa do Nordeste”, disse.

Evandro Carvalho ainda deu um argumento curioso para defender o retorno inicial dos Estaduais, antes da retomada do Nordestão. Para o presidente da FPF, as competições locais serviriam como uma forma de “preparação” para o Regional.

“A expectativa da CBF é iniciar o Campeonato Brasileiro na segunda semestre de agosto. Cabe a gente concluir os estaduais até o dia 28 de julho. A Copa do Nordeste teria de 30 de julho ao dia 14 de agosto para terminar. Além disso, os estaduais serviriam de laboratório. Os clubes querem a Copa do Nordeste porque gera dinheiro de premiação. E os clubes que têm condições de ganhar a competição querem entrar na Copa do Nordeste mais bem preparados. Porque eles iriam se arriscar primeiro no estadual antes de se prepararem melhor para a Copa do Nordeste?”, questionou.

O Diario também ouviu o diretor da Liga do Nordeste Alexis Portela sobre o assunto. O dirigente mostrou uma visão diferente e não vê problema da Copa do Nordeste ser retomada junto com os estaduais. Uma vez que, por se tratar de uma competição eliminatória, ela passa a liberar os clubes que saem do regional para disputarem as competições locais.

“Acho quem uma coisa não empata a outra. Acabando a última rodada da primeira fase, oito clubes já voltam pra casa. Por isso não vai ser muito impactante. E com mais uma rodada (quartas de final) só ficam quatro times. Dá para começar em paralelo (com os estaduais). Acho que não é preciso esperar a conclusão da Copa do Nordeste porque os clubes vão ter uma descontinuidade e vão se perder datas”, argumentou.

A solicitação dos clubes em concluir a Copa do Nordeste em sede única foi encaminhada oficialmente nesta quarta-feira à CBF. A expectativa é de que, quando a entidade nacional apontar a cidade que receberá as partidas, também divulgue as datas dos jogos.


Fonte: Pe.superesportes


Nenhum comentário:

Postar um comentário