domingo, 21 de junho de 2020

Veja os gols: Seleção brasileira celebra os 50 anos da conquista do Tri mundial em 1970 ao vencer a Itália por 4 a 1

O ápice da seleção brasileira de 1970, considerada por muitos o maior time de futebol de todos os tempos, foi em 21 de junho daquele ano, a data da final da Copa do Mundo do México, quando o Brasil fez 4 a 1 na Itália, levantou a taça e ficou com a posse definitiva da Taça Jules Rimet (pelo menos até 1983, quando foi roubada da sede da CBF, no Rio de Janeiro). 

Com a conquista, o Brasil encerrou uma campanha de seis vitórias em seis jogos, tornando-se a primeira equipe a ter 100% de aproveitamento nas Eliminatórias e na Copa do Mundo. Além disso, também foi o primeiro time a chegar ao tricampeonato mundial, fato que lhe garantiu a posse definitiva da taça Jules Rimet. Além deste título, o Brasil foi campeão também em 1958 e 1962.

Delegação do Brasil na Copa do Mundo de 1970 - Arquivo pessoal/Família de Cláudio Coutinho
Foto: Reprodução

Com todos os jogadores disponíveis para a partida, Zagallo levou a campo o que tinha de melhor para a Seleção. A escalação foi a que mais se repetiu durante o Mundial, com o time-base formado por: Félix; Carlos Alberto Torres (c), Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gérson; Jairzinho, Pelé, Rivellino e Tostão.

Foto: Reprodução

A partida ainda marcou uma série de feitos individuais para a Seleção Brasileira. Jairzinho terminou o Mundial como vice-artilheiro, com sete gols, e se tornou o primeiro campeão a marcar em todos os seis jogos de sua seleção.

Pelé na Copa do Mundo de 1970
Foto: Reprodução

Pelé voltou a marcar em uma final de Copa do Mundo e se tornou o único jogador três vezes campeão mundial da história. O Rei ainda terminou a competição com seis assistências, um recorde até hoje em passes para gol na mesma edição de um Mundial.

DIÁRIO L! DA COPA DE 70: a conquista do Tri e a consagração do ...
Foto: Reprodução

BRASIL 4 x 1 ITÁLIA - COPA DO MUNDO DE 1970

Brasil: Félix; Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gérson; Rivellino, Jairzinho, Tostão e Pelé. Técnico: Zagallo.

Itália: Albertosi; Burgnich, Cera, Rosato e Facchetti; Bertini (Juliano, 84) e De Sisti; Mazzola, Domenghini, Boninsegna (Rivera, 84) e Riva. Técnico: Ferrucio Valcareggi.

Gols: Pelé (18), Boninsegna (37), Gérson (66), Jairzinho (71) e Carlos Alberto Torres (86)




Nenhum comentário:

Postar um comentário