Campeão brasileiro, o Palmeiras faturou sozinho o equivalente a outros 11 clubes da Série A do Brasileiro em patrocínio máster ao longo de 2018. E olha que, nesta conta, não estão inclusos Corinthians, Fluminense e Vasco, os três times que não tiveram um parceiro comercial fixo no espaço mais nobre da camisa durante a temporada que está terminando.
Foto: Divulgação
A Crefisa pagou R$ 78 milhões apenas pelo direito de estampar sua marca no peito e nas costas do uniforme alviverde. Somando outras propriedades, o investimento passou dos R$ 100 milhões, de acordo com Leila Pereira, dona da financeira que faz do Verdão o mais rico do país.
Exceção ao Palmeiras, há equilíbrio no mercado de patrocínios. O Flamengo ainda aparece um pouco mais distante, com faturamento de R$ 25 milhões junto à Caixa. A partir daí, a diferença é mínima. O São Paulo embolsa R$ 14 milhões do Banco Inter, seguido por Grêmio e Inter, cujos contratos são idênticos com o Banrisul: R$ 12,9 milhões, cada.
Santos, Atlético-MG, Botafogo e Cruzeiro completam a relação dos outros brasileiros que levam para casa a partir de R$ 10 milhões anuais.
Por falar em patrocínio, dá para afirmar que a Caixa Econômica já foi mais presente, embora ainda tenha a hegemônica em 2018. São 12 clientes na Série A e um investimento pouco superior a R$ 100 milhões – já foram 15. Corinthians e Vasco, que tinham parceria com o banco estatal, não conseguiram reocupar o lugar desde a rescisão do vínculo.
O mercado financeiro, inclusive, é o grande investidor no futebol nacional por ora. Além da Caixa, há o Banrisul com gremistas e colorados, o Banco Inter no São Paulo, e a própria Crefisa com o Palmeiras. A Chapecoense, dona de uma das menores receitas no quesito, é a única não vinculada a uma instituição financeira: o patrocinador é a Aurora, do ramo de alimentos.
Em razão da crise econômica no país, quase todos os clubes tiveram de engolir a renovação do contrato para 2018 sem reajuste. Alguns, como o Flamengo, só conseguiram melhorar os bônus em caso de conquista de títulos. Outros, como Atlético-MG e Cruzeiro, ficaram livres para anunciar outras empresas nas costas.
RANKING DOS PATROCÍNIOS MÁSTER NA SÉRIE A EM 2018:
Palmeiras: R$ 78 milhões (Crefisa)
Flamengo: R$ 25 milhões (Caixa)
São Paulo: R$ 14 milhões (Banco Inter)
Grêmio: R$ 12,9 milhões (Banrisul)
Internacional: R$ 12,9 milhões (Banrisul)
Santos: R$ 10,8 milhões (Caixa)
Atlético-MG: R$ 10 milhões (Caixa)
Botafogo: R$ 10 milhões (Caixa)
Cruzeiro: R$ 10 milhões (Caixa)
Atlético-PR: R$ 6 milhões (Caixa)
Bahia: R$ 6 milhões (Caixa)
Sport: R$ 6 milhões (Caixa)
Vitória: R$ 6 milhões (Caixa)
Paraná: R$ 5 milhões (Caixa)
Chapecoense: R$ 4,6 milhões (Aurora)
América-MG: R$ 4 milhões (Caixa)
Ceará: R$ 4 milhões (Caixa)
Corinthians: R$ 0 (sem patrocínio)
Fluminense: R$ 0 (sem patrocínio)
Vasco: R$ 0 (sem patrocínio)
Fonte: Yahoo Esportes
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