quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Faleceu o escritor e jornalista esportivo Everaldo Lopes

O esporte do RN amanheceu triste, pois faleceu na manhã desta quarta-feira (26), o escritor e jornalista esportivo, Everaldo Lopes, aos 88 anos. Com quase 60 anos de imprensa esportiva, Everaldo Lopes fez história na nossa crônica esportiva com todo o seu profissionalismo.


Foto: Divulgação

Everaldo Lopes também era formado em administração e foi servidor público do INSS, além de secretário do ABC futebol clube. Apaixonado pelo jornalismo, iniciou sua carreira como entrevistador na antiga Rádio Poti, mas nunca deixou de lado sua paixão, o esporte. Foi colunista do Diário de Natal com a coluna “Cartão Amarelo”, que era composta apenas por charges, e posteriormente foi para Tribuna do Norte, onde assinava a coluna “Apito Final”, ambas sobre esporte, mas claro, enfatizando o futebol.

Everaldo começou no jornalismo esportivo no final dos anos 50. No condomínio: “Diários e Emissoras Associados”. Escreveu para o vespertino, depois matutino “Diário de Natal”, atualmente desativado, e na edição dominical, “O Poti”. Em 1988 chegou a “TN”. Em 2006 publica o livro “Da Bola de Pito ao Apito Final”.

Um dos seus maiores feitos foi a criação do campeonato conhecido como “Matutão”, iniciado em 1971 e concluído no dia 9 de janeiro de 1972, que teve como campeão o Centenário Clube de Pau Dos Ferros e como vice campeão o Cruzeiro de Macaíba.

O campeonato revolucionou o interior do Rio Grande do Norte, chegando a contar com cerca de 80 clubes suburbanos, e lançou ainda grandes nomes como, por exemplo, o jogador Souza, ex-América e Corinthians, entre outros. Após vinte anos o campeonato chegou ao fim por não apresentar mais características amadoras.

Em 2017, o jornalista lançou o livro "100 Anos de Bola Rolando", no Clube de Rádio Amadores.

Everaldo Lopes estava em casa, quando no final da tarde desta terça-feira (25), sentiu-se mal e com uma respiração ofegante, foi levado através de seus familiares ao hospital, que não foi divulgado, onde veio a falecer. Ainda não há conhecimento a respeito do velório e do sepultamento.

Atualização:

O velório do jornalista, escritor e pesquisador Everaldo Lopes, será no Morada da Paz (Emaús) a partir das 18h desta quarta-feira (26). O sepultamento acontece amanhã (quinta, dia 27), no Morada da Paz Emaús, às 9h




Nenhum comentário:

Postar um comentário